Robert Doisneau e sua Fotografia de Rua

Conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris, Robert Doisneau foi um dos fotógrafos mais populares da França.

Doisneau (1912-1994) apresentou, em mais de vinte livros, uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes. Todos que conhecem sua obra ficam maravilhados com os momentos emocionantes da vida cotidiana capturados por suas lentes. E este retrato do cotidiano e espontâneo que caracterizavam a fotografia de Doisneau cunharam o estilo e termo "fotografia de rua" (street).

Sua mais famosa imagem é Le baiser de l’Hôtel de Ville, que mostra um casal se beijando em meio a uma
movimentada rua de Paris em 1950. Na época, a foto foi interpretada como uma forte representação do modo francês de viver. 

A lenda conta que Doisneau estava tomando um café quando avistou o casal. Após conversar um pouco com os dois, descobriu que ambos eram atores amadores e perguntou se poderia tirar a foto. Pouco depois, enviou uma cópia com um agradecimento para a jovem atriz, Françoise Bornet. Dizem que a moça, mesmo apreciando a gentileza, processou Doisneau, exigindo 18 mil francos e os direitos da imagem. Outro boato acerca da imagem seria que diversos outros casais também processaram o fotógrafo, afirmando serem os personagens eternizados por esta fotografia que é considerada até hoje uma das mais românticas fotos já tiradas na história.

Um fato curioso é que a cópia original foi leiloada em 2005 por 155 mil euros para ninguém menos que Françoise Bornet, a protagonista da foto ao lado de seu então namorado, Jacqes Carteaud.

( Fotos: Robert Doisneau / Mais Fotos )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eve Arnold e sua Fotografia de Aproximação

Elliott Erwitt e sua Fotografia que faz Sorrir