Eve Arnold e sua Fotografia de Aproximação

Eve Arnold é uma fotógrafa que fazia imagens em um nível de cumplicidade muito interessante. A aproximação, que ocorria sempre ao natural, era uma novidade para a época, onde as fotografias de personalidades, de praxe, sempre ocorriam com poses de estúdio. Na fotografia de Eve Arnold havia negociação, permissão e uma constante disputa entre retratista e retratado que saltava aos olhos nos seus trabalhos. 

Eve Arnold vai além de uma grande fotógrafa, sendo uma pioneira como a primeira fotógrafa a fazer parte da lendária agência Magnum, onde teve uma muito bem-sucedida carreira de jornalista.

Suas fotografias de Marilyn Monroe se tornaram imagens icônicas, pois elas conseguiam transmitir, ao mesmo tempo, um lado glamouroso e frágil. São imagens que mostram a artista de uma forma totalmente diferente.

Porém a obra jornalística de Eve Arnold vai muito além de suas fotografias de estrelas de cinema, ela tem um trabalho
incrível, com importantes reportagens políticas realizadas no Afeganistão, Rússia e China. 

É certo que estes trabalhos jornalísticos acabaram sendo ofuscados por suas fotografias de ícones e estrelas de cinema como Marilyn Monroe, Marlene Dietrich, Joan Crawford, Jacqueline Kennedy, Malcolm X e outros. Mas basta dar uma olhada rápida em seu sensacional arquivo na Magnum para se dar conta do quão incrível era seu trabalho e de corrigir a impressão que muitos leigos tem dela ser uma fotógrafa de celebridades. 

Esta ofuscação de seu trabalho jornalístico por suas fotos icônicas de artistas, as vezes, deixava ela um tanto frustrada. Isto nos faz pensar que talvez, no final das contas, Eve Arnold apenas fosse uma grande fotógrafa cujo o grande erro tenha sido fotografar Marilyn Monroe bem demais.

“Se um fotógrafo se preocupa com a pessoa antes das lentes e da composição, o resultado será maior. É o fotógrafo, e não a câmara o real instrumento.” (Eve Arnold)

( Foto: Eve Arnold / Veja mais fotos no Portfólio Magnum )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elliott Erwitt e sua Fotografia que faz Sorrir

Robert Doisneau e sua Fotografia de Rua